terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Selo de certificação LEED® comprova práticas de construção sustentável



O mercado da construção civil evolui a cada ano e com o setor da construção sustentável não poderia ser diferente.
No Brasil, apenas as construtoras ligadas à fabricação de edifícios inteligentes e/ou com diferenciais ecológicos, após atestar que seu empreendimento realmente foi construído seguindo práticas de construção sustentável, podem obter o selo de certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) - atualmente o mais aceito mundialmente para orientação, mensuração e certificação de construções sustentáveis (os chamados Green Buildings).
Trata-se de um certificado desenvolvido pelo U.S. Green Building Council (USGBC), que possui um representante oficial no Brasil, a Green Building Council Brasil (GBC Brasil), presente no país desde julho de 2007. A visão do GBC Brasil é ser uma Associação referência no setor da construção sustentável, apoiando a transformação de toda sua cadeia produtiva, direcionando o Brasil à liderança mundial deste mercado. Para isto, já conta com a participação das maiores empresas que atuam no ramo da construção civil.
O GBC Brasil elegeu a ferramenta de certificação LEED® como a mais adequada a ser promovida no país, posto sua viabilidade ao mercado brasileiro. Além da promoção do certificado LEED®, o GBC Brasil reúne um grupo de profissionais para proceder com um estudo científico a fim de avaliar o LEED® e, por ventura, adaptá-lo de modo a facilitar sua aplicabilidade no mercado brasileiro e aumentar a sua eficiência a nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário