terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco.

As mudanças climáticas demonstram que nosso planeta pede socorro. Tragédias ocorridas por conta de enchentes já causaram estragos no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Bahia com mortes e milhares de pessoas desabrigadas.  As notícias acontecem quase que diariamente e com dimensões cada vez maiores. É hora de fazer alguma coisa para tentar mudar esse cenário. Temos que pensar em soluções simples, fáceis e que tenham resultado imediato.

A adoção dos telhados “cool roof” – tanto em galpões e fábricas quanto em residências - contemplada na campanha One Degree Less, criada pelo Green Building Council Brasil, é uma dessas iniciativas. 
Com o One Degree Less é possível diminuir a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos em 1 grau, e  o melhor: de uma maneira realmente simples. Não requer muita especialização, é de fácil aplicação e baixa manutenção. A iniciativa é uma das mais eficientes a serem adotadas no momento, pois seu resultado é instantâneo e seus benefícios podem ser percebidos por uma grande parte de pessoas. 

A adoção dos telhados ou coberturas brancas é apoiada, inclusive, por Steven Chu, secretário de Energia dos Estados Unidos e prêmio Nobel de Física, que tem falado sobre o assunto em suas aparições públicas, incentivando que todos os países adotem os “cool roofs” e dêem sua contribuição para dar fim ao aquecimento global. A compensação gerada pelo esfriamento das superfícies urbanas possibilitaria um atraso importante nos efeitos das alterações climáticas, período em que poderiam ser pensadas e desenvolvidas outras medidas para combater o aquecimento global.

No mundo todo, a grande maioria dos tetos e coberturas são escuros e refletem no máximo 20% da luz solar. Dados do laboratório americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha, mostram que pintar estes telhados com material branco ou claro diminui sensivelmente os efeitos da incidência solar. Estima-se que para cada 100 m2 de telhado pintado com cores claras são compensadas 10 toneladas de emissão de gás carbônico. Como efeito de comparação, uma típica casa norte-americana emite aproximadamente, por ano, o mesmo volume de gás carbônico.

A solução é fácil de implementar e gera resultados surpreendentes. Simplesmente pintando com uma tinta refletiva o topo da edificação, você consegue diminuir em até 30 graus a temperatura da superfície pintada em um dia de verão. 

Dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol diminuindo também a temperatura interna dos edifícios e, assim, fazem com que geladeiras e aparelhos de ar condicionado consumam menos energia, gerando uma economia de até 20%/mês. "É o mesmo princípio que faz alguém sentir mais calor com roupa preta do que vestido de branco", explica o físico José Goldemberg, ex-ministro de Ciência e Tecnologia.

“Queremos que todos pensem sobre o problema do aquecimento global e percebam que não é possível ficar parado. Que é necessário agir já!”, salienta Thassanee Wanick (fundadora da ONG Green Building Council Brasil). “Cientistas falam sobre o aquecimento do Oceano Atlântico sul há mais de uma década, mas somente agora estamos vendo tragédias como as que ocorreram no Rio de Janeiro, recentemente. Então, se quisermos deixar um mundo melhor para os nossos filhos, esse é o momento de fazer alguma coisa”, convida. 

Outra medida simples que traz excelentes resultados ambientais e também incentivada pela campanha é a implantação de telhados verdes, tão benéficos quanto os brancos. A idéia é desenvolver jardins nas lajes e coberturas. Além de criar um ambiente de lazer, ajuda no controle do fluxo de água pluvial e na diminuição de enchentes, redução da reverberação de som, que proporciona maior conforto acústico e gera economia de energia.

Essas ações também são benéficas à saúde. Com elas, os cidadãos teriam mais conforto em suas residências e locais de trabalho, já que a qualidade do ar nos ambientes ficará mais saudável. Com conseqüência, gastos do governo e empresas com questões de saúde também seriam menores. E então, vamos contribuir?




Nenhum comentário:

Postar um comentário