quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Construindo Verde


Ter uma postura sustentável passou a ser exigência para todos e não apenas uma filosofia de vida restrita a poucos. Grandes empresas e indivíduos estão buscando alternativas para agredir cada vez menos o meio ambiente, visando impulsionar mudanças na mentalidade das pessoas ao redor do mundo e, assim, garantir um ambiente mais equilibrado no futuro. Entre as escolhas estão a construção de casas sustentáveis e a preocupação com a redução de resíduos em obras.

Conheça algumas maneiras de tornar seu lar mais sustentável:

Energia Solar: usar a energia solar é aproveitar-se de uma energia limpa, renovável e gratuita, reduzindo o consumo de energia e contribuindo para evitar maiores degradações em nosso meio ambiente. De fácil instalação, essas placas transformam a energia solar em energia elétrica, muito utilizada para aquecer a água do chuveiro ou da piscina nas residências;
Telhados de Metal: esse material pode ser utilizado em climas quentes e frios. Em lugares de clima quente o metal absorve menos calor e reduz o custo de resfriamento nas casas em até 70%. Já para o clima frio, a estrutura lisa e escorregadia serve para o escoamento de água. Além disso, o material é durável e o custo de manutenção é baixo.
Cobertura Ecológica: é um sistema de cobertura feita de um tipo de vegetação. Ele mantém a temperatura sempre agradável, chegando, em alguns casos, a substituir completamente o ar-condicionado. O sistema faz economia de água também, se aliada a um sistema coletor de água da chuva.
Telhado branco: as superfícies pintadas de branco diminuem as ilhas de calor de prédios e casas, diminuem a emissão de CO2, ajudam a refletir os raios solares de volta para o espaço, reduzem custos com ar condicionado e ventilador e são eficientes no combate ao aquecimento global.
Janelas Grandes: servem como recurso natural para obter uma boa ventilação dentro da casa, além de melhorar a qualidade do ar e diminuir riscos de problemas respiratórios. Ambientes com pé-direito alto facilitam a circulação do ar dentro da casa, o que gera um arejamento natural. Além disso, a utilização de vidros nas aberturas garante a iluminação natural reduzindo o consumo de energia. As faixas de luminárias que ficam junto às janelas podem acender de forma independente das demais, permanecendo apagadas quando a luz natural for suficiente.
Aproveitamento de água pluvial: são instalados pela parte externa da construção alguns coletores de água da chuva (calhas e telhado são os principais captadores). A água coletada pode ser utilizada para lavar a casa, o carro, a calçada e até mesmo em máquinas de lavar e descargas de banheiro, gerando uma economia de 60%.
Uso sustentável de recursos: a madeira de reflorestamento é a melhor opção se você não quer abrir mão do uso desse material. Exija o selo de certificação por parte de seu fornecedor. Além de adquirir um bom produto, você pode ter ciência de não estar incentivando o desmatamento.
Blocos de Entulhos: os resíduos deixados em obras podem ser moídos, misturados à areia e ao cimento, transformando-se em novos blocos para construção.
Pequenas Atitudes
* Substitua lâmpadas que consomem muita energia por modelos mais econômicos, garantindo o mesmo nível de iluminação com mais eficiência.
* O teto da sua casa deve ser de cor clara, para refletir a luz. A cor das paredes também influencia no nível de iluminação geral do ambiente.
* Atenção ao Selo Procel! Os eletrodomésticos – incluindo microondas e frigobar – possuem esse selo indicando o consumo energético. Para modelos importados, o equivalente é o selo Energy Star.
* Para economizar água, instale restritores de vazão nas torneiras. São fáceis de encontrar, baratos, e, segundo fabricantes, economizam até 60% da águar consumida nas torneiras. Substitua também a válvula de descarga por uma de duplo fluxo (3 e 6 litros).
* Lixo: reduza a geração, separe em lixo orgânico e seco. Verifique de perto a destinação que a empresa ou o condomínio darão aos resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário