quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

10 cidades mais limpas do planeta!


Você já se perguntou qual seriam as 10 cidades mais limpas do planeta?
Bom, recentemente saiu o ranking que responde exatamente esta questão. A empresa de consultoria Mercer fez um levamento, elegendo e justificando as dez cidades mais limpas do mundo.
Infelizmente nenhuma cidade do Brasil, sequer da America do Sul, aparece na lista. Pois, que fique de alerta, certo? Encabeçando o ranking aparece Calgary, no Canadá, centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá.
A cidade reformulou seu sistema de saneamento nos últimos dois anos com o programa Too Good to Waste, que busca diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros. A cidade também não mede esforços para reduzir os resíduos de construção civil e demolição, bem como o incentivo financeiro e programas de educação ambiental.
Em segundo lugar aparece Honolulu, capital do Havaí e principal porto das ilhas havaianas, com suas exuberantes áreas verdes, praias limpas e com a melhor qualidade de ar dos Estados Unidos. Em Honolulu, a água é filtrada através de rochas vulcânicas, fator que ajudou em seu posicionamento na lista.
Fechamos o pódio com Ottawa, capital do Canadá, que oferece uma impressionante qualidade de vida. O sistema de transporte público é totalmente integrado, dispondo de uma eficiente malha de rotas de ônibus e um sistema de metrô de superfície. Sem falar que diversas ruas são dedicadas exclusivamente ao tráfego de ônibus, bicicletas e pedestres.
Veja a lista completa abaixo e, mais que isso, lembre-se: para sua cidade entrar neste ranking um dia depende (para começo de tudo) de você!
As 10 cidades mais limpas do mundo:
1ºCalgary (Canadá)
2ºHonolulu (EUA)
3ºOttawa (Canadá)
4º Helsinque (Finlândia)
5º Wellington (Nova Zelândia)
6º Mineápolis (EUA)
7º Adelaide (Austrália)
8º Copenhague (Dinamarca)
9º Kobe (Japão)
10º Oslo (Noruega)
Fonte: SWU

Nenhum comentário:

Postar um comentário