quarta-feira, 27 de julho de 2011

Empreiteira Escola

Em 2004, a ONG Lua Nova criou uma “Empreiteira-Escola” que forma jovens mulheres para trabalhar na construção civil e, ao mesmo tempo, as capacita para serem multiplicadoras da tecnologia - que passou a ser chamada: “Construa sua Vida”. Numa primeira fase, as jovens estão aprendendo a técnica de fabricação dos tijolos e pintura em parede. E já começaram as construir suas próprias casas como projeto-piloto.
Num segundo momento, poderão prestar serviço (produzindo e vendendo tijolos, construindo casas), bem como capacitar outras mulheres para o trabalho. O público-alvo inclui a população de baixa renda que sonha com a casa própria, bem como prefeituras com políticas sociais de habitação popular. Desde o início, a Lua Nova se vinculou a diferentes parceiros para viabilizar a idéia: Ação Moradia (organização social sediada em Uberlândia-MG, desenvolve projetos de fabricação e autoconstrução de casas de tijolos ecológicos), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (que desenvolve tecnologias de construção de casa de baixo custo), a Physis e Mundo Pet (organização social ligada a reaproveitamento de materiais) e o Centro Nordestino de Medicina Popular (para o aprendizado de hortas medicinais).

Por que tijolos?
As estatísticas mostram que o déficit habitacional afeta 83,2% das famílias brasileiras que recebem três salários mínimos ou menos. Além disso, existem mais 6 milhões de habitações totalmente precárias, pelo seu tipo ou por sua localização inadequada, sem acesso aos serviços públicos urbanos - este é o déficit qualitativo. A demanda por habitação cresce 5% ao ano, é uma demanda anual por 600 mil novas unidades, só por causa do crescimento da população. As jovens residentes da Lua Nova fazem parte dessa população excluída do direito à moradia. Ao sair da residência, passam a viver de aluguel, no qual investem grande parte da sua renda. Além de proporcionar uma alternativa para as jovens terem sua casa própria, a “Empreiteira-Escola” quer transformá-las em agente de transformação da realidade comunitária, gerando ao mesmo tempo trabalho e renda. Sabe-se que a venda de tijolos ou de serviços poderá gerar renda de, no mínimo, 2,5 salários às jovens residentes da Lua Nova, havendo, também, a possibilidade de firmar convênios públicos e com empreiteiras.

Para quê?
No processo de autonomia e inserção social das jovens, a conquista de um espaço onde mora com seus filhos, com tranqüilidade e estabilidade, é essencial. É uma condição concreta para viver em família e se inserir na comunidade. O diferencial do projeto está na construção e prestação de serviços feitos por jovens mulheres, incomum ao setor da construção civil, com potencial de qualidade e confiabilidade. Oferecer moradia às famílias carentes, ensinando-as a conquistar esse bem, demonstrar que é possível construir casas de baixo custo sem perder a qualidade, utilizar técnica simplificada e econômica de tijolos ecológicos e produzir coletivamente agregam simplicidade e resultados no resgate da dignidade e desenvolvimento sustentável de comunidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário