terça-feira, 21 de junho de 2011

Casa de 46 m², econômica e sustentável

Ela é feita com madeira certificada, tem farta ventilação e iluminação natural, energia gerada pelo sol, captação da água da chuva e piso drenante. 

A indústria e a universidade se juntaram para colocar de pé o projeto piloto de uma moradia popular que prima pela planta bem distribuída (veja o quadro abaixo), pelo uso de materiais amigos do meio ambiente e pelo conforto térmico obtido com recursos tão simples quanto a ventilação natural. 

O segredo do sucesso começa pelo sistema construtivo, a alvenaria estrutural com blocos, que dispensa vigas e economiza nos acabamentos. Para quem se anima a investir em sustentabilidade, é possível ter banho aquecido por energia solar e aproveitamento da água da chuva, entre outras soluções que você vê no infográfico abaixo. 



Planta planejada para crescer:


A casa de 46 m² foi planejada para ficar pronta em cerca de 60 dias, ao preço de R$ 1 000 o m². Para incluir tecnologias sustentáveis, o comprador paga à parte. A planta básica pode anexar facilmente a construção de uma suíte com closet: basta substituir a janela por uma porta para conectar os módulos, que assim somam 64 m². A casa nasceu dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fruto de um projeto desenvolvido pelos professores Oswaldo Luiz de Souza e Alice de Barros Horizonte Brasileira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Um comentário:

  1. Olá, estou fazendo um tcc sobre construção sustentável e gostaria de saber se vocês possuem o nome desse estudo para a gente pegar como referência de nossas pesquisas.
    Agradeço desde já.
    Anna Luiza

    ResponderExcluir