terça-feira, 4 de outubro de 2011

Paris disponibiliza carros elétricos para aluguel

Autolib nas ruas da capital francesa. Meta é disponibilizar 2 mil veículos até junho de 2012


Incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa para utilizarem veículos elétricos, mais econômicos e ambientalmente adequados. Este é o objetivo do projeto "Autolib", que já disponibiliza 60 automóveis do tipo autosserviço desde domingo, 2 de outubro, nas ruas de Paris.

São 10 pontos de retiradas e devolução dos pequenos veículos colocados à disposição do público em diferentes bairros da cidade. Ainda em fase de testes, o dispositivo deverá estar acessível com pelo menos 250 veículos até o dia 5 de dezembro - este número deve aumentar para 2 mil até o fim de junho de 2012.

A ideia segue o princípio das bicicletas de autosserviço, as "Vélib", que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007.

O Bluecar deve ser retirado em um ponto e devolvido em qualquer outra estação. O sistema de veículos de autosserviço já existe em outras grandes cidades como Nova York, a inovação francesa é que os carros são totalmente elétricos. A bateria tem capacidade para fazer o Bluecar rodar por 250 km na cidade e 150 km fora dela com uma velocidade limitada em 130 km/h.

A primeira meia hora de utilização custa entre 5 e 7 euros, de acordo com o desconto, a segunda entre 4 e 6 e o resto entre 6 e 8. A Bolloré (empresa fabricante) investiu 200 milhões de euros neste projeto, aos quais se somam os 35 milhões fornecidos pelo governo local, sendo 50 mil por cada estação construída.

Segundo o fabricante, para que o sistema seja rentável são necessários 80.000 utilizadores. "Este serviço vai complementar os de transporte e táxis. Nossa vontade consiste em aumentar a oferta de transporte", explicou à AFP Annick Lepetit, presidente do sindicato "Autolib".

Os quatro primeiros anos serão decisivos para o sucesso do projeto. O presidente da fabricante, Vincent Bolloré adiantou que já discute a implantação do sistema em outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário