quarta-feira, 25 de maio de 2011

Um exemplo de selo Casa Azul

Sob a bandeira das boas práticas para habitação mais sustentável, a CAIXA lança um Guia de Sustentabilidade Ambiental que orienta como desenvolver projetos que mereçam o Selo Azul. Detalhes sobre a pontuação e os critérios estão na publicação que pode ser baixada por download aqui.
Apesar de ter sido executada antes do lançamento deste material, a casa da arquiteta Alice Martins, em São Paulo, contempla muitos pontos essenciais para se viver em um ambiente sustentável. Seu projeto, realizado em parceria com seu sócio Flávio Butti, se mostrou gentil com o meio ambiente e afinado com o estilo de vida da família. O terreno de 240 m2 comporta 284 m2 de área construída, dividida em dois pavimentos. “Pensamos em soluções sustentáveis que muitas vezes não conseguimos incluir em obras de clientes já que o investimento ainda é alto e o retorno, só a médio e longo prazo. Mas a sensação de estar colaborando com o meio ambiente é muito boa”, explica Alice. Com diferentes graus de complexidade, as propostas adotadas são consequência até da voz dos filhos da arquiteta, de 12 e 6 anos, responsáveis pela coleta seletiva de lixo – exemplo que trouxeram da escola. “Inclusive no supermercado, eles fazem questão de levar as compras em caixas, utilizando o mínimo de sacolas plásticas”, diz a mãe orgulhosa. 

A procedência dos materiais da obra também foi conferida de perto. E para preservar a arquitetura original e gerar menos entulho, ela optou por restaurar a fachada. Grandes aberturas permitem luz natural em abundância. Iluminação artificial só à noite, com LED ou lâmpadas fluorescentes. No jardim lateral, o deck camufla o engenhoso sistema de captação de águas pluviais, com tubulação, cisterna e demais recursos necessários para o reaproveitamento da água da chuva. Está aí uma experiência em que a família e projeto estão em sintonia com o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário