terça-feira, 1 de março de 2011

WWF-Brasil lança campanha da Hora do Planeta

Com o slogan Apague a luz para ver um mundo melhor, a campanha Hora do Planeta 2011, da WWF-Brasil, foi lançada sexta-feira, em São Paulo. A ONG convida todos a apagarem suas luzes por uma hora no dia 26 de março, para provocar uma reflexão sobre o aquecimento global


Dia 26 de março é uma data especial para a sustentabilidade do planeta. A ONG internacional WWF convida todos a desligarem suas luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30, para provocar a reflexão sobre o atual padrão de consumo e o aquecimento global. Realizada desde 2009 no Brasil, a Hora do Planeta* pressupõe o apoio de toda a população. Em anos anteriores, bares, restaurantes e cartões-postais do país, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aderiram à campanha. 

O apoio de grandes empresas também traz força para esta ação. Para apresentar a campanha e incentivar a aderência do setor empresarial, a WWF-Brasil* reuniu profissionais de mídia e marketing de São Paulo. Mauro Motoryn, diretor da agência 141 SoHo Square - que conquistou a conta da ONG recentemente e é responsável pela campanha publicitária - e Álvaro de Souza, presidente do conselho diretor da WWF-Brasil falaram sobre como o meio publicitário pode ajudar. Basta oferecer, para todos os seus clientes, a adesão à campanha, comprando espaços publicitários para divulgá-la (geralmente ONGs não pagam pela veiculação desse tipo de campanha em qualquer veículo editorial). Dessa forma, os veículos não deixam de ganhar e as empresas se engajam. 

Além de empresas e mídia, o governo também apoiará a causa. De acordo com Mauro, nesta semana a ONG assinará convênio com prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes, para que eles incentivem a redução de energia na hora marcada. “Queremos bater o recorde mundial de adesão de cidades. É importante que o mundo perceba que o Brasil tem uma responsabilidade socioambiental forte”, declarou. 

As peças publicitárias (abaixo) mostram como apenas uma hora tem grande importância para o futuro do planeta. O tema da campanha é Apague a luz para ver melhor. “Essa frase não poderia ser melhor”, disse Álvaro. “Quando A Hora do Planeta foi lançada, muita gente entendeu que o objetivo era poupar energia. Mas não é isso! A intenção é chamar a atenção para os problemas ambientais”, explicou. Neste ano, a reflexão proposta é a redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem. 



Álvaro também ressaltou a importância de um alcance amplo para a campanha. “A palavra dessa iniciativa é abrangência. Se conseguirmos chegar a 12 milhões de casas - que terão reduzido seu consumo de energia, entre 20h30 e 21h30, no dia 26/03, com três pessoas por domicílio -, o resultado será ótimo”, disse.

E a campanha deste ano ainda terá uma adesão bastante animadora: as escolas de samba. "Quando apagamos as luzes e tudo fica mais silencioso, podemos ouvir nosso coração", explicou Motoryn, "Queremos, então, que batuques e tambores simulem as batidas de nossos corações nesse momento especial". Por isso, durante a hora marcada, escolas de samba se reunirão em três cidades brasileiras:
- São Paulo, com concentração na quadra da Vai-Vai;
- Rio de Janeiro, na Marina da Glória e
- Salvador, no Farol da Barra.

   

   






Nenhum comentário:

Postar um comentário